Blog do grupo que atua na relação entre Arte e Política com foco no Direito à Memória, Verdade e Justiça e à democratização da comunicação

Feira da Memória: participe – Dia 7 de Janeiro, às 16h

No penúltimo sábado, ao mesmo tempo em que militares e reservistas se confraternizavam sob o lema ‘Relembrar é Viver’ no Quartel do 23º BC em Fortaleza-CE, os Aparecidos Políticos, grupo de arte ativista, realizaram um ‘relembrar é viver’ dos mortos e desaparecidos políticos da Ditadura Militar: na ocasião o local em frente ao Quartel foi rebatizado para Praça do Preso Político Desaparecido – uma faixa, um manequim simbolizando uma pessoa torturada e duas placas fazendo alusão ao 23º BC como espaço de tortura naquele período foram afixadas no local. Entretanto os objetos foram retirados sem deixar nenhum vestígio na madrugada do sábado para o domingo.

Na intenção de usarem a praça como espaço de convivência dos moradores da cidade, de se apropriarem da mesma como forma de reverter seu abandono e vê-la como um espaço de memória (não só política, mas também social, cultural,etc), ex-presos políticos, artistas, fotógrafos, poetas e transeuntes se reuniram no último sábado, 3 de Dezembro, para realizarem a Feira da Memória.

Além dos objetivos apontados acima, a Feira que não apoiava a venda de nenhuma mercadoria, mas apenas a ideia de ‘escambo cultural’ contou com: a exibição de alguns curtas de intervenções urbanas e do vídeo ‘Vou contar para meus Filhos’; a troca de livros e filmes – a poeta e artista Bartira Albuquerque distribuiu gratuitamente seu livro ‘Noor em Nós’ e a presença do artista Sal. Houve também uma exposição de fotografias da Intervenção Urbana ‘Praça/Casa’ do Grupo Meio Fio de Pesquia Ação, e finalmente, uma roda de apresentação e conversa.

A Feira da Memória ocorrerá em todo primeiro sábado de cada mês e na mesma praça. Sinta-se convidado a participar no sábado, dia 7 de janeiro de 2012, a partir das 16h: leve o que você quiser para trocar e exercer a prática pública da memória – para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.

Assista aqui o vídeo

  

Trabalho do artista Sal

  

 

 

 

Matéria retirada do Centro de Midia Independente:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/12/500933.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s